segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dica: Transforme seu Notebook em um Roteador


Imagine que você possui um pc em casa com internet a cabo e gostaria de compartilhar a internet para seu notebook, mas não possui um roteador Imagine também que você está em uma reunião, possui um modem 3G de alguma operadora conectado em seu notebook e existe outros notebooks, netbooks, smartphones etc sem acesso à internet. Seria ótimo se você pudesse compartilhar a internet sem uso de um hardware adicional (Roteador por exemplo). Isto é possível e de uma forma bem simples! Basta você possui o Windows 7 e o software necessário no seu notebook ou PC com suporte a rede Wi-Fi que você poderá trasformá-lo em um ponto de acesso a rede Wi-Fi. Segue abaixo o tutorial:

  • Baixe e instale o Connectify (esta ferramenta é compatível apenas com o Windows 7 e com o Windows Server 2008 RC2. Ela também está restrita em compatibilidade a determinados dispositivos de Wi-Fi e de banda larga móvel 3G. O programa está em fase de testes (Beta) e é gratuito para o uso).
  • Ao abrir o Connectify seu ícone ficará na área de notificação (Caso esteja oculto basta clicar na seta que esconde os ícones ocultos do Windows 7)
 Logo após a instalação finalizada.
  • Com o programa exibido na tela você deverá rapidamente configurá-lo. Em Wi-Fi Name coloque o nome da rede que você irá criar (Notebook_Roteador por exemplo).
  • Em Password você deverá colocar uma senha de no mínimo 8 caracteres. A senha é muito importante, pois sem ela qualquer um poderá acessar sua rede.
  • Em Internet escolha como você está recebendo o acesso a internet. Caso esteja recebendo via cabo, escolha Conexão Local, caso esteja recebendo via modem 3G ou outro modo sem fio, escolha Conexão de Rede sem fio.
Interface do programa
  • Agora basta você iniciar a rede clicando em Start Hostpot. Pronto você está fazendo do seu notebook ou PC o mesmo que um roteador faz.
A partir desses passos, os dispositivos que possuam conexão Wi-Fi reconhecerão a nova conexão. Então, basta conectar-se normalmente a essa rede com o uso da senha cadastrada. Lembre-se de que, para essa operação ser bem-sucedida, os dispositivos Wi-Fi precisam ser compatíveis com os suportados pelo programa, e o compartilhamento de internet deve estar habilitado pelo seu provedor.

O computador que vai servir de hotspot necessariamente ter que possuir o Windows 7 instalado, aqueles que serão conectados à internet por meio dele não precisam. Mesmo que seu notebook esteja sendo utilizado para efetuar esse compartilhamento, ele também poderá aproveitar essa conexão e utilizá-la normalmente.

0 comentários :

Enviar um comentário

Postagens Populares:

# Compartilhar