terça-feira, 10 de julho de 2012

Alternativas de programas mais leves do que os convencionais



Você pode até pensar que os computadores modernos, com abundante espaço em seus discos rígidos e processadores supervelozes, podem rodar mesmo os softwares mais pesados sem sinal de lentidão. Qual o problema se o Microsoft Office Professional consome no mínimo 3 GB de espaço em disco e o Outloook, sozinho, consome 60 MB de RAM? Isso não pode afetar o sistema, certo? Mas a realidade é surpreendente. Quanto maior o programa, mais RAM é necessária para executá-lo, e mais itens ele adiciona ao registro do sistema, e maior é seu impacto no desempenho geral da máquina. 


Este efeito cumulativo explica porque você deve considerar substituir os programas mais “pesados” de sua máquina por alternativas menores e mais leves, mesmo que você não esteja tão interessado em obter o máximo de desempenho de seu PC. Para ajudá-lo na tarefa, abaixo seis dos programas populares mais “pesados” e as alternativas leves:


O pesado: Adobe Reader
A alternativa: Sumatra PDF


Todo mundo precisa de um visualizador de PDFs, mas muitos usários assumem, incorretamente, que o Adobe Reader é a melhor ou única opção. Na realidade ele é provavelmente um exagero, sobrecarregando seu sistema com recursos dos quais você não precisa e fazendo toda a máquina rodar mais devagar. Sem falar nas constantes atualizações para corrigir falhas de segurança. Se você está cansado de tudo isso, dê uma olhada no Sumatra PDF.


Sumatra PDF
Sumatra PDF: rode a partir de um pendrive

Ele é um visualizador de PDFs elegante que abre seus documentos em um instante e consome apenas alguns megabytes de espaço em disco. Na verdade, se você baixar a versão “portable” pode rodá-lo diretamente a partir de um pendrive, sem sequer precisar instalá-lo no PC. Em contraste o Adobe Reader consome 260 MB de espaço em disco e roda um utilitário sempre que o sistema operacional é carregado, o que aumenta o tempo necessário até que o PC esteja pronto para uso. Nenhum programa deveria fazer isso sem um bom motivo. Para piorar, o Adobe Reader tenta empurrar o McAffee Security Scan Plus durante a instalação, ou seja, adicionar ainda mais um programa pesado ao seu PC.



O pesado: Microsoft Office Home and Student 2010


Microsoft Office está entre os aplicativos mais pesados do planeta, a começar pelo preço. A versão Home and Student, que custa R$ 199 com uma licença para três PCs, exige os já mencionados 3 GB de espaço em disco e ainda consome uma quantidade considerável de memória do sistema enquanto está rodando.


Kingsoft Office Suite Free 2012
Kingsoft Office Suite Free 2012: muito mais leve que o Microsoft Office

Para a maioria dos usuários há duas alternativas melhores (e certamente mais econômicas): o Kingsoft Office Suite Free 2012 ou o Google Docs. O primeiro se parece muito com o Microsoft Office 2013, mas ocupa só 250 MB de espaço em disco.



Você também pode considerar colocar seu processador de textos, planilha e gerador de apresentações na nuvem. O Google Docs (hoje parte do Google Drive) não ocupa espaço no PC e não degrada o desempenho do sistema, e roda inteiramente dentro do navegador. Em comparação ao Microsoft Office o conjunto de recursos é básico, mas se ele faz o que você precisa, você irá apreciar o impacto zero que tem sobre o sistema.



O pesado: Microsoft Outlook
A alternativa: Mozilla Thunderbird


O Outlook é muito pesado. Sabemos que é um programa poderoso, e popular em muitas empresas, mas ele também tem muito mais recursos do que a maioria dos usuários necessita. E você já viu as janelas de configuração? 


Mozilla Thunderbird
Mozilla Thunderbird: complementos adicionam novos recursos

Se você só quer enviar e receber e-mail e gerenciar seus contatos e calendário, não precisa de mais do que o Mozilla Thunderbird. Assim como seu “irmão” Firefox, ele é um programa estável e maduro que pode ser “turbinado” com complementos. E você não vai precisar comprar o Microsoft Office inteiro só para tê-lo.



O pesado: iTunes
A alternativa: DoubleTwist


Se você usa a versão mais recente do iTunes para gerenciar sua biblioteca de músicas, saiba que ele está ocupando 73 MB de espaço em seu disco rígido, sem falar dos extras que ele carrega em segundo plano que podem prejudicar o desempenho do PC.


DoubleTwist
DoubleTwist: sincronia via Wi-Fi com smartphones Android

Por outro lado o DoubleTwist só ocupa 15 MB. Se parece muito com o iTunes e pode importar as suas músicas, vídeos, playlists e notas, e sincronizar esta informação com quase qualquer aparelho portátil em seu arsenal, incluindo iPhonesiPods e smartphones e tablets Android. Há até um opcional, chamado AirSync, que permite sincronizar conteúdo com aparelhos Android sem usar fios.



O pesado: programas de mensagens instantâneas ( MSN.... )
A alternativa: Imo Instant Messenger


Embora boa parte da troca de mensagens hoje em dia ocorra dentro de redes sociais como o FacebookTwitter e Google+, muitos usuários ainda usam ferramentas dedicadas para isso como o AOL Instant Messenger, Windows Live Messenger, Yahoo Instant Messenger ou alternativas multiplataforma, como o Trillian. Embora sejam convenientes, estes programas tem que ser instalados em seu PC, costumam vir com “extras” (como barras de ferramentas para o navegador) que você não quer ou de que não precisa, e são carregados na inicialização do computador, o que faz com que o Windows demore mais para iniciar.


Imo Instant Messenger
Imo Instant Messenger: múltiplos serviços de mensagens instantâneas em um só

A solução é simples: use o Imo Instant Messenger. Esse serviço multiplataforma roda dentro de seu navegador, então não há nada para instalar, nada para carregar na inicialização, nada para atrapalhar o desempenho de seu PC. Além disso, o Imo suporta qualquer qualquer serviço de bate-papo conhecido pela humanidade, do AIM ao GTalk e Yahoo. E é gratuito.



O pesado: Windows
A alternativa: Zorin OS


Embora a Microsoft tenha feito esforços para refinar e acelerar o sistema operacional (O Windows 7 inicia bem rápido em PCs mais novos) ele ainda é o maior peso sobre nosso hardware. E não vamos nos esquecer de que o Windows invariavelmente fica ainda mais pesado com o passar do tempo, ao ponto de que mesmo o mais rápido dos PCs parece lento como uma tartaruga.


Zorin OS
Zorin OS: jeitão de Windows, com a agilidade e confiabilidade do Linux

Linux, por outro lado, tem uma merecida reputação de ser um sistema compacto, ágil e consistente. A maioria das distribuições ou “distros” (como as várias versões e variantes do sistema são chamadas) já vem com tudo o que você precisa, como navegador web, pacote Office, gerenciador de mídia, cliente e e-mail e mais. E ainda assim rodam em hardware modesto e consomem pouco espaço em disco.



O Zorin OS, que chega mais perto de reproduzir o visual e comportamento do Windows ao mesmo tempo em que ainda mantém o desempenho e estabilidade do Linux. Como a maioria das distribuições, ele é gratuito e ocupa apenas 3 GB de espaço em disco, já com um conjunto de aplicativos completo. Experimente-o em um PC mais velho, você pode acabar descobrindo que ele é tudo do que você precisa.




1 comentário :

Postagens Populares:

# Compartilhar