domingo, 7 de outubro de 2012

Dica: Identifique e resolva alguns problemas de Hardware



O Hardware do computador é a parte física interna e externa da máquina, formada por circuitos e chips. Muitas vezes esses equipamentos nos deixa na mão quando mais precisamos, por isso, neste artigo veremos como solucionar alguns problemas simples.  

O Hardware evolui de uma maneira incrivelmente rápida atualmente, se você compra um computador de última geração hoje, pode ser que daqui a alguns meses você já esteja desatualizado... Exemplos de grandes empresas de Hardware são: Samsung, Intel, Acer, HP, Apple, Asus. Por mais avançada que esteja a tecnologia, é normal encontramos alguns problemas. Vamos conhecer alguns típicos:

Problemas típicos de Hardware:

 

Computador desligando?
Se o seu computador desliga ou trava, seu processador pode estar aquecendo mais do que o recomendado pelo seu respectivo fabricante. Você pode ver a temperatura da sua CPU coma ajuda de alguns ultilitários. Isso ocorre por problemas  no cooler (ventoinha do processador) ou por má ventilação ou sujeira no gabinete. Não esqueça de verificar a  pasta térmica.
Se a temperatura está normal, você pode estar com probleamas na fonte de alimentação.

Problemas no HD:
Se o seu HD não liga, você pode verificar se os cabos de alimentação estão ligados corretamente. Se ele liga, mas o seu computador não detecta, você deve verificar o cabo de comunicação de dados.
Caso os problemas persistam, existe uma boa chance de existir danos físicos no disco rígido. Descubra isso utilizando uma ferramenta como o HD Tune Free que pode ser baixada aqui.

Impressora com problemas:
Verifique os cabos;
Reinicie a impressora;
Certifique-se de que os cartuchos contém tinta, e não estão queimados;
Verifique o alinhamento da impressora;
Certifique-se que não há papel atolado internamente;
Se ela estiver fazendo muito barulho, pode ser sujeira ou alguma engrenagem quebrada.

Problemas de memória:
Uma memória defeituosa pode levar o sistema a falhas, congelamento, e lentidão no tempo de resposta. Um típico problema relacionado à memória é a famosa Tela Azul da Morte do Windows, quando se exibe uma tela azul cheia de números que parecem não esclarecer muita coisa...
Quando o seu computador liga e fica apitando, ou liga e não aparece sinal no vídeo, poderá haver algo de errado em um dos pentes de memória.
Uma dica que costuma funcionar é limpar os contatos dos pentes de memória com uma borracha escolar comum.
Se o problema é lentidão no sistema, instalar mais um pente de memória ou substitituir o existente por uma maior pode resolver o problema.

Placa-mãe com defeitos:
Se o seu computador liga, mas não aparece nenhum sinal de vídeo na tela ou não liga, a sua placa-mãe pode ter ido para o espaço...
Mas antes de trocá-la, certifique-se de:
Verificar os jumpers;
Resetar as configurações da BIOS;
Limpar os contatos da placa com Spray Limpa Contatos ou Álcool Isopropílico.

Solução de alguns problemas de rede:
Se o se o seu computador não possui conectividade, tente:
Atualizar o driver de rede;
Verificar o cabo de rede em ambos os lados;
Reinicie o switch e roteador;
Reinicie o computador;
Verifique as configurações de Ip.
Se nada funcionar, talvez seja necessário instalar uma placa de rede nova.

Fonte de Alimentação:
Se o PC simplesmente não liga, há uma grade probabilidade de você precisar trocar sua fonte.

Drive de CD/DVD não funciona:

Na maioria dos casos o problema é relacionado com a lente que muitas vezes pode estar suja. Existem Cds de limpeza que podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em informática.

Essas foram algumas dicas para ajudar a resolver alguns problemas simples de hardware, se o seu problema não foi resolvido, talvez seja necessário a ajuda de um profissional qualificado.
Mas espero que não seja o caso...
Até a próxima.

0 comentários :

Enviar um comentário

Postagens Populares:

# Compartilhar