quarta-feira, 2 de maio de 2012

Algumas Dicas para melhorar o desempenho do seu Windows.

Quando usamos o computador por um longo tempo, a tendência é que ele fique lento por vários motivos. Neste artigo selecionei algumas dicas importantes para deixar seu Windows mais rápido e saudável.

  • Desativar os efeitos visuais

A partir do Vista, a Microsoft adicionou belos efeitos visuais ao Windows como o estilo de transparências Aero, mais para quem tem uma configuração de PC mais básica, esse estilo pesa no desempenho. Para desabilitá-lo faça da seguinte forma:
Windows Vista e 7: Clique com o botão direito na Área de Trabalho e em seguida escolha a opção Personalização. Em seguida será aberta uma janela semelhante a que mostramos abaixo. Escolha os temas “Windows Vista/7 Basic” ou “Tema clássico do Windows”.Tela Personalização do Windows
  • Mantenha o Windows e os programas atualizados


Muitos não sabem mais o Windows e os programas instalados nele quando não são atualizados, além de gerar incompatibilidades entre si, causam lentidão. Para resolver esse problema faça o seguinte:
Atualizando o Windows: Clique no Menu Iniciar e em seguida na opção “Painel de Controle”. Na janela que aparece clique na opção “Exibir por”, localizada no canto superior direito, escolha o opção “Ícones Grandes”.
Agora procure pela opção “Windows Update” e clique nela, na janela a seguir escolha “Alterar Configurações”, na opção “Atualizações Importantes” selecione o item “Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixá-las e instalá-las”, para finalizar clique em OK.
Atualizar Programas: Na maioria das vezes temos muitos programas instalados no computador e fica difícil atualizar um por um, para contornar essa situação existe um programa chamado FileHippo Download Checker, ele mostra todos os programas que estão desatualizados e oferece a opção de baixa-los ali mesmo.

  • Desabilite programas na inicialização do sistema

Muitos programas quando são instalados oferecem a opção de iniciar junto com o Windows, o que prejudica a inicialização, consome recursos importantes e deixa o sistema lento.
Para desabilitar esses programas digite na caixa de pesquisa do Menu Iniciar “msconfig” e pressione“Enter”. Na janela “Configurações do Sistema”, clique na aba “Inicialização de Programas”. Desmarque as opções que julga necessário e clique em “Aplicar” depois em OK.
Tela Configuração do Sistema

  • Realize a desfragmentação do sistema

A fragmentação de dados é um dos maiores causadores de lentidão no Windows, ela ocorre porque o sistema operacional efetua várias leituras e gravações no HD, essa movimentação de dados fragmenta os arquivos e desgasta os componentes do HD, por isso, realizar desfragmentações é fundamental para o bom desempenho do computador.
O Windows tem o seu próprio desfragmentador, mais existem outras opções de softwares que realizam a mesma função. 
  • Remova dados desnecessários e limpe o registro


Todos os dias são gravados e armazenados em nosso computador várias informações, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup etc. Muitos destes arquivos são desnecessários, e com o tempo se acumulam e afetam o desempenho do PC.
Para realizar essa tarefa recomendamos o CCleaner, que faz uma verdadeira faxina no computador e elimina somente arquivos e dados desnecessários. Com essas dicas seu computador vai ganhar em desempenho e estabilidade. O que você faz para melhorar o desempenho do Windows? Deixe a sua dica. Espero que tenham gostado.


0 comentários :

Enviar um comentário

Postagens Populares:

# Compartilhar