sábado, 21 de julho de 2012

Dica: Monitore sua conexão com o NetSpeedMonitor


Hoje em dia, mesmo o PC mais poderoso não é muito útil sem uma boa conexão à internet. E mesmo que a sua seja excelente, você sabe quanto de dados está consumindo, e com que velocidade? E consegue dizer quais aplicativos estão se conectando à internet, e a quem estão se conectando? O NetSpeedMonitor é um utilitário discreto e gratuito que pode ajudá-lo a responder todas estas questões.                                                         
Este Utilitário gratuito mostra a velocidade da conexão, o consumo de dados e até quais aplicativos estão tentando acessar a rede

Ao contrário de programas similares, o NetSpeedMonitor não mostra as informações em uma janela, nem fica “quieto” escondido atrás de um ícone na barra de tarefas. Para mostrar a velocidade de sua conexão ele cria um painel extra dentro dela, perto da bandeja de sistema, onde mostra as velocidades de download e upload
Programa em Execução
Balão mostra informações detalhadas sobre sua conexão
Quando você para o cursor do mouse sobre este painel o NetSpeedMonitor mostra um balão customizado com as taxas atuais de download e upload, além de totais de transferência para o dia, o mês e a sessão atuais, o que é útil para quem tem uma conexão com limite de tráfego, como muitas conexões via 3G ou a cabo oferecidas por operadoras de TV e telefonia no Brasil. Infelizmente os totais não são acompanhados por nenhuma unidade, então a princípio é difícil saber se o “32” são 32 KB, 32 MB ou 32 GB. Para isso é necessário clicar com o botão direito do mouse sobre o painel e selecionar a opção Data Traffic, que mostra novamente os totais e permite que você altere a unidade de medida usada (o padrão é MB). 
Além de janelas de configuração e de tráfego, o NetSpeedMonitor tem mais uma, chamada Connections. Ela é a mais técnica das três, e mostra uma lista de processos ativos que estabeleceram, fecharam ou estão “ouvindo” conexões TCP e UDP. Ou seja, uma lista de aplicativos que estão tentando se conectar à internet, e com quem eles estão tentando se conectar. A lista é um pouco complexa, porque às vezes o NetSpeedMonitor não consegue encontrar o nome de alguns processos, que são indicados como Unknown (desconhecido). Mas ele mostra o identificador (PID) de cada processo no sistema, e com esta informação você pode abrir o Process Explorer ou o Gerenciador de Tarefas e descobrir a quem ele pertence.
Embora a janela Connections seja útil apenas a desenvolvedores ou usuários extremamente técnicos, no geral o NetSpeedMonitor é fácil de usar, rápido e amigável. O utilitário é gratuito, mas o desenvolvedor aceita doações por seu trabalho.
Link do Programa Disponível abaixo:



1 comentário :

Postagens Populares:

# Compartilhar